sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reunião das redes comunitárias na Mansão

Reunião das redes comunitárias: Mansão dos Velhinhos, Creche do Caleme, Rotary Club, Secretaria de Desenvolvimento Social a partir da Economia Solidária, Grêmio Musical Paquequer, Secretaria de Trabalho e Emprego, Espaço Mulher, Lar Tia Anastácia, Secretaria de Saúde CEMUSA e SESC,  realizada no dia 27 de maio de 2011 na Mansão.









Espaço da melhor idade é destaque em jornal

A Instituição Maria de Nazareth oferece aos seus idosos um tratamento especial. Para tanto, uma clínica de fisioterapia foi aberta no local para que os vovôs e vovós possam receber toda a atenção necessária.  

Com o reconhecimento dos internos e da comunidade, a Instituição já fez parte de muitas matérias veiculadas à mídia da cidade. Uma delas foi a de comemoração de um ano do “Espaço Melhor Idade” no dia 12 de maio de 2010, no jornal a Voz da Região.

Segue a matéria escrita por Carol Asthine 


“Mansão dos Velhinhos” comemora um ano de fisioterapia


A Instituição Maria de Nazareth, mais conhecida como Mansão dos Velhinhos, comemora este mês, um ano do “Espaço Melhor Idade”, instalado nas dependências do local. O espaço é destinado aos moradores para a realização de fisioterapia e reforço muscular.
Com orientação de profissionais qualificados, muitos dos idosos já tiveram melhoras animadoras. Edson Rodrigues, fisioterapeuta e idealizador do projeto, conta que o trabalho tem sido um referencial, pois é a primeira clínica de Fisioterapia instalada em um abrigo na Região Serrana.

- Espero que essa iniciativa possa desencadear projetos para outros estabelecimentos. É um projeto que funciona e além da melhora que eles têm, nos sentimos realizados profissionalmente. Afirmou Edson.
Os idosos fazem fisioterapia de segunda a sexta e de acordo com a fisioterapeuta Patrícia
Fernandes, são atendidos em média 10 a 12 idosos por dia. – Neste primeiro ano, desenvolvemos um plano de trabalho e tenho certeza que as metas foram cumpridas, muitos já estão na fase final do tratamento. Conta ela.
Um exemplo de superação é o Srº José Cassiano de 87 anos. Ele é morador do abrigo há 3 anos. Quando foi encaminhado para o local, seu José estava em uma cadeira de rodas e dependia de ajuda de outras pessoas para realizar suas tarefas diárias.
-Eu estava procurando alguém que fizesse um milagre de Deus e quando comecei a fazer a fisioterapia com o Edson e a Patrícia aqui no espaço, a mão de obra deles e a minha persistência, resultou na minha melhora, declarou emocionado. Ele ainda afirmou que quem leva a sério o tratamento e faz a fisioterapia todos os dias, com certeza chegará ao objetivo.
O esforço e empenho de cada um auxiliam para um bom resultado, por isso, os fisioterapeutas trabalham em um ambiente com música e muito carinho para que eles se sintam bem em fazer parte do “Espaço Melhor Idade”.
-O tratamento tem que ser contínuo, tentamos estimular ao máximo a permanência deles aqui por que sabemos os benefícios que a fisioterapia traz. O resultado não é imediato, então contamos com a colaboração dos próprios pacientes. Conta Patrícia Fernandes.
Seu Miro Duarte, de 79 anos está na Mansão há dois anos e se vê como um vencedor. Ele não levantava sozinho, não trocava de roupas e hoje é uma pessoa independente. Eu me considero uma prova de que milagre existe, se não fosse meu esforço e a fisioterapia eu já estaria em uma cadeira de rodas.
Portador do Parkinson, uma afecção do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor, seu Miro acredita que sua melhora foi de 70% em apenas um ano e está buscando os outros 30% todos os dias.
Além do trabalho fisioterápico dentro do “
Espaço melhor idade”, os fisioterapeutas colaboram com suas habilidades. - Sempre que precisa cortar o cabelo e fazer a barba dos homens, eu faço. Acredito que toda essa colaboração, mesmo fora da clínica é preciosa para a vida deles. Eles se sentem bem. Nós formamos uma família e só quem passa o dia a dia com eles sabe como é, conta Edson.

O aabrigo que existe há 48 anos teve como fundador o Srº Henrique Magalhães e é mantido pela Instituição Maria de Nazareth - Casa da Mãe Pobre que abriga atualmente 50 idosos, sua lotação máxima, sendo 20 homens e 30 mulheres.
Apesar de todo esse entusiasmo, a Mansão precisa de ajuda. A última campanha foi para doações de fraldas descartáveis, mas atualmente estão necessitados de alimentos não perecíveis, leite e material de limpeza. A instituição, além do abrigo tem uma creche “Isabel a redentora” com 80 crianças que precisam se alimentar. As doações podem ser feitas na própria instituição, que fica na Rua Doutor Oliveira, nº 1.200 – Pimenteiras, sob coordenação da Maria Isabel Torres. O abrigo está aberto para visitação todos os dias das 13h às 16h.

sexta-feira, 20 de maio de 2011